•      
 › Destaques

SÃO JOSÉ PNEUS – MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA E SUCESSO NA DISTRIBUIÇÃO

ver notícia SÃO JOSÉ PNEUS – MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA E SUCESSO NA DISTRIBUIÇÃO
2017-05-23

É uma das mais antigas empresas de distribuição de pneus em Portugal. Com mais de meio século de uma longa e viva história neste setor de atividade, a São José Logística de Pneus orgulha-se de ser hoje uma empresa sólida, bem implementada na península ibérica, contando com uma imagem positiva e reconhecida como um bom exemplo a seguir do setor dos pneus.

Sua história empresarial começou a ser escrita em 1966, quando foi fundada como José Aniceto & Irmão, Lda, dando início às suas atividades na área da recauchutagem e comercialização de pneus tendo, na altura, a designação comercial de Recauchutagem São José. O seu lema era “confiança absoluta”.

Foi o ponto de partida para, meio século depois, se transformar no Grupo São José Pneus, um dos mais ativos na área da importação e distribuição de pneus para o mercado nacional e também em Espanha, onde representa em exclusivo a marca de pneus BKT para o setor agroindustrial.

A Revista Automotive esteve em Cantanhede, na sede da empresa, para ouvir os irmãos Luís Aniceto e José Aniceto, filhos do fundador e atuais administradores da São José Pneus, numa gestão partilhada com a irmã, Helena Aniceto Tomé que, em conjunto, conduzem os destinos desta empresa familiar. Procuram manter viva a determinação do pai e homem de grande visão nos negócios de pneus em Portugal.

“Comemorámos no passado mês de março os 51 anos de fundação da nossa empresa. A nossa história é longa e foi construída baseada em muitos desafios, trabalho, parceria com os nossos agentes, clientes, fornecedores e a dedicação dos nossos funcionários. Os três irmãos que formam o conselho de administração entraram nos quadros da empresa no final da década de setenta, introduzindo depois o sistema de recauchutagem a frio, o método mais avançado naquela altura.

Transformações

Até o começo do ano 2000, a nossa empresa dedicava-se à recauchutagem, comércio e assistência de pneus novos ao público em geral, em diversas marcas. Em 2004, surgiu o desafio de passarmos a distribuir, regionalmente, a marca de pneus Semperit. Esta marca, que tem a reputação de ser a segunda melhor marca do grupo Continental, foi uma oportunidade a que desde logo aderimos, uma vez que até já comercializávamos a Semperit para pneus de veículos ligeiros e para os camiões.

Conceito multimarca

Entretanto, e com base nos resultados comerciais alcançados com a marca Semperit, rapidamente nos apercebemos de que para crescermos no mercado nacional seria necessário incorporarmos mais marcas ao nosso portfólio, passando assim de um perfil de distribuição monomarca, para um modelo de negócio de distribuição multimarca.

Neste sentido, iniciámos a importação de diversas marcas de pneus, primeiro para veículos ligeiros e para camiões. Posteriormente, acrescentámos uma marca de pneus agroindustriais que é a BKT. No começo os pneus eram adquiridos ao representante local sendo que três anos mais tarde passaríamos a ser os importadores exclusivos da BKT para Portugal e posteriormente a península ibérica.

A introdução destas novas marcas de pneus à nossa gama de produtos proporcionou um crescimento exponencial em todos os mercados onde estávamos a atuar, ou seja, na importação e distribuição de pneus de turismo, pneus de camiões e de pneus agroindustriais com a BKT.

Salto em frente

O crescimento de vendas dos pneus BKT em Portugal, em resultado de um grande stock, a par do bom suporte técnico e comercial, terão sido, sem duvida, o motivo pelo qual a São José Pneus foi escolhida pelo próprio fabricante para ser o importador e representante exclusivo desta marca de pneus em Portugal e em Espanha.

É importante frisar que quando optámos pela importação e distribuição de pneus multimarca também no posicionamento Premium, ainda não havia naquela altura este conceito em Portugal. Existia sim em outros países da Europa, mas não no nosso país. Fomos, de certa forma, pioneiros na implementação deste modelo de negócio em território nacional e que hoje já está bem difundido em outras empresas.

O sucesso que vínhamos a registar de ano para ano estava assente no modelo de negócio que implementámos, ou seja, no conceito de distribuição multimarca de pneus Premium, acrescido do conhecimento acumulado que já tínhamos do retalho de pneus, pois sabíamos o que as “casas de pneus” necessitavam. Estávamos numa posição privilegiada para dar respostas mais ajustadas às necessidades técnicas e comerciais dos clientes em todo o país.

Confiança do mercado

O mercado retalhista de pneus em Portugal apercebeu-se de que com a São José Pneus era possível ter acesso a uma gama diversificada de marcas, de diversas medidas, para os diversos segmentos de mercado, em quantidade e com um atendimento técnico, comercial e logístico, que até então não dispunham.

Demos assim início a uma nova etapa na distribuição de pneus multimarca Premium em Portugal, proporcionando uma grande melhoria na forma como os pneus eram comercializados pelo retalho. Desde o pneu de turismo, até o pneu destinado à engenharia civil.

Esta é a principal característica da São José Pneus – dispor da maior gama, modelos e medidas de pneus premium multimarca, onde nos diferenciámos em termos de quantidade de pneus em stock, qualidade dos nossos serviços, atendimento, logística e cobertura nacional.

Hoje a nossa empresa representa e distribui pneus multimarca para veículos de passageiros; comerciais ligeiros; pesados de mercadorias, semirreboques; autocarros; máquinas agrícolas; construção e obras públicas; pneus para portos; gruas; carros de golf; máquinas para o jardim; kart; moto 4; bem como pneus para empilhadoras e para todo o setor de engenharia civil.

Novos horizontes

A nossa política de crescimento e ampliação da nossa infraestrutura, tem vindo a ser ajustada em função da evolução do nosso negócio. Em 2011 tivemos necessidade de dinamizar um novo armazém para veículos ligeiros. Um ano depois, criámos um outro, para asseguramos a importação da marca de pneus BKT para Espanha. Este era imprescindível, para poder sustentar aquele passo bastante audacioso, visto que não é normal uma marca de pneus ser importada por Portugal, para ser distribuída em Espanha, já que nas outras marcas o movimento é inverso.

Podemos nos orgulhar de a São José Pneus ser uma empresa bem reconhecida no mercado espanhol na área dos pneus agrícolas, sendo que em apenas 4 anos de atividades com a marca BKT naquele país, já dispomos de uma importante fatia de mercado. Atualmente, é seguro dizer que dispomos do maior stock de pneus agroindustrial na península ibérica.

Assim e na qualidade de distribuidores exclusivos dos pneus BKT, levamos a marca às principais feiras do setor em Espanha, como são os casos de Valladolid, Zaragoza e mais recentemente, no Salão Motortec, em Madrid.

Reconhecimento empresarial

Pela sexta vez consecutiva, desde 2010, a São José Pneus foi reconhecida com a distinção de PME Excelência, prémio que reconhece a evolução dos nossos negócios em todas as áreas onde estamos presentes. O ano de 2016, tivemos um resultado muito positivo.

O nosso sistema de distribuição diverge, caso de trate de Portugal ou de Espanha. No nosso país, realizamos uma distribuição mais capilar para o retalho, em todas as casas de pneus, com entregas bi-diárias na parte litoral. Já em Espanha, contamos com uma rede de distribuidores regionais que nos asseguram uma cobertura nacional, face à grande dimensão do território.

Devido ao constante crescimento de ano após ano, a nossa equipa também tem vindo a crescer, e hoje contamos com 34 profissionais a atuar somente na área da distribuição. Entretanto, o Grupo São José, emprega mais de 50 pessoas, pois temos profissionais a trabalhar na área da recauchutagem, no sistema pré- vulcanizados, para pneus de camiões.

O futuro hoje

Estamos a preparar o futuro da nossa empresa, de forma serena e ajustada, sendo que há alguns projetos em análise onde ponderamos passar para uma estrutura física bem maior daquela que dispomos neste momento, pois precisamos de mais espaço interno, para continuarmos a crescer. As nossas atuais estruturas estão a atingir o limite das suas capacidades, pelo que a médio prazo teremos novidades.

Manteremos a nossa filosofia comercial de distribuidor de pneus multimarca, desde as marcas Premium até às Budget, no mercado das viaturas de passageiros; com duas marcas de pneus (Semperit e Goodride), para o mercado de camião, incluindo os pneus recauchutados, e uma marca de pneus (BKT) para o mercado agroindustrial. Em Portugal, continuaremos a crescer no mercado dos pneus para os veículos ligeiros, sobretudo nos modelos e medidas para viaturas de alta gama.

Ao longo da nossa história, tem sido ponto de honra da nossa existência, enquanto empresa familiar, mantermos uma boa relação com os nossos clientes e fornecedores, baseada na transparência, honestidade, coerência e seriedade, premissas que estão bem assentes nas nossas negociações.

Também primamos por bons padrões de qualidade dos nossos serviços e de atendimento por parte dos nossos funcionários que, juntos, formam uma equipa muito dedicada, de modo a continuar a merecer “confiança absoluta”. Estes são os grandes fatores de sucesso por detrás da história da São José Pneus, nestes seus 51 anos de uma sólida existência na distribuição de pneus”, enalteceu José Aniceto.

 

by Automotive on 23 Maio, 2017 in Pós-Venda

 

AUTOMOTIVE